20/02/2012

Celulite X Estria

Ninguém gosta de tê-las,porém elas costumam existir em todo corpo de adolescentes. Tanto a estria quanto a celulite são pesadelos pra mim. Mas,temos que conviver com elas,não tem jeito.
Vamos saber mais sobre esses furinhos e listrinhas do mal?
O que é a celulite?
A camada mais profunda da pele,a hipoderme,é parecida com um colchão de mola,onde a ''espuma'' é a gordura e as ''molas'' são as pontes fibrosas. Quando há o acúmulo de células gordurosas ou outras substâncias e líquidos,as fibras repuxam a pele,pois não são elásticas,e é exatamente quando aparecem os tão indesejáveis ''furinhos'' na pele.

Quais são as causas?
Existem diversos fatores que influenciam a aparição da celulite no nosso corpo. Elas podem aparecer por:
 Hereditariedade: se está na sua genética,a suas chances de ter celulite são grandes. Se algum familiar seu,como mãe,avó tiverem ou tem celulite as chances aumentam.
★ Tipo de corpo: garotas com acúmulo de gordura na região do quadril e das coxas têm grandes chances de sofrer esse problema,já que a celulite aparece por causa do acúmulo de gordura.
 Alterações hormonais e enzimáticas: essas mudanças aumentam o acúmulo de gordura e diminuem a oxigenação da célula,o que aumenta a espessura do tecido gorduroso. Por isso,na adolescência,quando há uma grande alteração de hormônios nas garotas,as celulites podem aparecer de uma hora para outra.
Estresse,sedentarismo,má circulação sanguínea e aumento de peso: tudo isso contribui para o aumento da celulite. Então,mexa-se! Faça exercícios,corra,caminhe na praia.

Existem,graus de celulite,que vão do 1 ao 4 -
Grau 1: os furinhos são raros e,aparentemente,superficiais. Há um leve acúmulo de gordura,que é percebido quando a pele é pressionada,observando-se uma discreta deformidade na área. Neste estágio não ocorrem alterações circulatórias. 
                                                                       
Grau 2: nessa fase,há um inchaço proveniente do acúmulo de gordura. Por isso,é possível reconhecer a celulite ao olhar para a região e até ao tocá-la,pois há alterações de circulação,mas não é dolorida.
                                                                       
Grau 3: existe a formação de nódulos visíveis na superfície da pele e chega a ter o aspecto conhecido como casca de laranja. Isso ocorre por causa do aumento das células gordurosas e que causam alterações no tecido. Nesse estágio a celulite quando pressionada pode ser dolorosa,além de causar endurecimento do tecido gorduroso,provocando maior deficiência circulatória e acúmulo de toxinas celulares.
                                                                       
Grau 4: comum em pessoas com diabetes e obesidade. Neste estágio ocorre um distúrbio completo nas células e nos tecidos,apresentando deficiência circulatória. A região afetada possui grandes áreas com nódulos e depressões.
                                                                       
Os meninos reparam?
Eles sabem que existe,que muitas meninas têm,mas mal conseguem enxerga-las. Isso também acontece com as estrias. Outra coisa é que muitos não sabem a diferença entre celulite e estria,então não tem motivo para você ficar se escondendo e deixando de se divertir por isso. Enquanto você fica encanada nisso,os meninos nem reparam que você tem. :)
Xô celulite! 
Se você quer controlar as celulites ao até mesmo prevenir elas,você deve prestar atenção no que anda comendo. Coma bastante fruta,prefira sempre alimentos,grãos integrais,como arroz,trigo. Evite sempre que puder alimentos industrializados com grande quantidade de sódio,fuja dos refrigerantes,pois contém muito açúcar,prefira as versões light e zero.Prefira sucos,água de coco e beba pelo menos por dia dois litros d'água. E por fim,nada de comer besteira,chocolate, hambúrguer,ok de vez em quando pode,até porque é impossível não comer nenhuma besteira,haha


Estria!
Outra presença indesejável em nosso corpinho! As estrias são cicatrizes que surgem na pele e  dificilmente somem. Ainda não há uma opinião sobre a causa da sua aparição,mas sabe-se que elas podem estra ligadas a uma série de fatores,principalmente hereditariedade,alteração hormonal e distensão exagerada da pele (que pode ser causada pelo crescimento ou ganho de peso).
Tratamento
As estrias são lesões irreversíveis,como já disse. Mas com um tratamento é possível diminuir as cicatrizes.
• Quando estão no processo inicial,elas são mais avermelhadas ou rosadas. Nesse período tratamentos com laser,dão mais resultado.
• Já as estrias esbranquiçadas,esse tipo de tratamento não apresentam tantos resultados,pois as estrias já estão estabelecidas.
• Outro fator fator que influencia nos tratamentos é o tamanho e profundidade das estrias. Quanto menor e menos profunda,melhores são os resultados.
Previna-se
Controle o peso:ter uma alimentação balanceada e evitar consumo de grandes quantidades de calorias.
Hidrate! Use óleos,cremes com alto fato de hidratação,consuma pelo menos dois litros de água por dia! uma dica super legal,é usar cremes à base de rosas e uréia. Eu uso óleo de amêndoas,e tem dado resultado,dependendo do óleo você não gasta mais de 5,00 reais :)

Então queridas,esse foi o post de hoje! Espero que tenham gostado! E vocês,também sofrem com estrias ou celulites?
Beijo!

4 comentários:

  1. Amei a dica, acho celulite pior que estrias.

    Já estou te seguindo.
    makedesabado.blospot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi fico feliz que tenha gostado! Tipo,eu acho que os dois são piores né. hahaha
    Beijão e obg por seguir ♥

    ResponderExcluir
  3. Gosteii muito! meu grande problema é mesmo a celulite :c tenho imensa :´( acabei de fazer 15 anos e me sinto horrivel! em pe, deitada, sentada ou ate mesmmo de joelhos se ve a celulite :o
    Mas seu blogiii mii ajudo muito viu :p brigada

    ResponderExcluir
  4. Gosteii muito! meu grande problema é mesmo a celulite :c tenho imensa :´( acabei de fazer 15 anos e me sinto horrivel! em pe, deitada, sentada ou ate mesmmo de joelhos se ve a celulite :o
    Mas seu blogiii mii ajudo muito viu :p brigada

    ResponderExcluir

Olá,obrigada por visitar meu blog! Volte sempre ♥
Comente:
- Sem xingamentos,calúnias
- Dicas construtivas são sempre bem vindas!
- Deixe o link do seu blog que com certeza retribuirei o comentário.
- Não aceito comentário,''seguindo,segue de volta''.
Sua opinião é importante,para o meu blog!